DICAS EM VÍDEOS E PDFS

O universo do Contrabaixo para aqueles que estão começando e querem saber tudo sobre o instrumento

Slider

Sobre o Guia do Contrabaixista Brasileiro (GCB)

Sou um entusiasta do contrabaixo acústico há muitos anos. No decorrer dessa minha carreira como músico brasileiro, senti, sinto e creio que muitos partilham dessa frustração que é a dificuldade de se encontrar material coerente sobre contrabaixo —  técnicas sobre Pizzicato, Arco, Escalas, Posturas, Capotasto, entre tantas outras.

Se você está começando agora, provavelmente já se perguntou:

︎ Como devo escolher as cordas para meu instrumento?

︎ Como escolher um bom contrabaixo?

︎ Como posso manusear melhor o instrumento enquanto toco?

Antes de começar de qualquer jeito, é sempre bom analisar mesmo. E é muito comum entrarmos neste universo com dúvidas e um pouco perdidos. Como eu disse, as informações nem sempre são fidedignas e as que são válidas, geralmente, estão espalhadas em diversas fontes. Existem ainda os métodos que são bons, mas que não funcionam sem o acompanhamento presencial de um professor.

Foi pensando em compartilhar conhecimentos de uma maneira mais ampla e, ao mesmo tempo, simples, que resolvi criar o Guia do Contrabaixista Brasileiro.

Quando comecei a publicar os primeiros vídeos no Canal do Youtube, muitas pessoas publicaram suas dúvidas, às quais li e respondi com atenção e satisfação em poder ajudar. Fiquei feliz em ver que estava realmente colaborando com outros músicos, e mais feliz ainda em receber boas devolutivas daqueles que estavam sendo ajudados. Foram muitas mensagens privadas nas redes sociais!

Desde então, tenho ouvido, respondido e guardado várias dúvidas — por sinal, foram muitas e em diferentes níveis, abordando diferentes técnicas e também sobre diferentes estilos musicais.

Por isso, resolvi desenvolver uma maneira que tivesse o máximo de continuidade possível, que servisse como reforço para quem já tem conhecimento em contrabaixo acústico e que, principalmente, não “pulasse” nenhuma fase do aprendizado para novos estudantes.

Assim, iniciamos o Guia do Contrabaixista Brasileiro, um espaço para falarmos sobre contrabaixo acústico da maneira e com o respeito que o instrumento e os músicos merecem. Fique à vontade, navegue e baixe todo o material que julgar necessário e útil.

Espero que seja uma boa experiência para você e que possamos sempre colaborar com seu aperfeiçoamento musical.